Carta de oração e notícias do Chris e M. do Carmo Hemborough
Prezados Amigos
Certamente este tem sido um ano muito diferente e desafiador para todos nós, devido à pandemia. Muitos planos foram adiados e vidas afetadas. Mas, em tudo isto a obra do Senhor não parou. Os edifícios das nossas igrejas estiveram fechados, mas a lgreja não tem a ver com edifícios. A igreja tem a ver com o povo de Deus, ativo aqui na terra, o Corpo de Cristo, com o próprio Jesus como Cabeça. Os planos de Deus, de alcançar um mundo perdido com as Boas Novas da salvação através da morte e ressurreição do Seu Filho, continuaram – tal como quando Jesus estava na terra e foi movido por grande compaixão ao ver como as multidões estavam cansadas e dispersas, como ovelhas sem pastor (Mateus 9:35,36). A lgreja manteve-se muito ativa, a sua missão continuou e diferentes formas de comunicação foram utilizadas, o que resultou em que mais pessoas fossem alcançadas. Compartilhamos mais sobre isto nesta carta, mas primeiro as notícias da nossa base na Beira com o trabalho em Moçambique, que tem beneficiado tão maravilhosamente com o vosso apoio e orações, pelos quais continuamos a estar muito gratos.
Estudos bíblicos para os reclusos na prisão e outras notícias…
No princípio do ano, recebemos um pedido muito interessante de um pequeno grupo de Cristãos que tem trabalhado fielmente numa grande prisão para homens na capital Maputo. Na prisão, tinha sido estabelecida uma igreja e Paula, membro da equipa que trabalhava com esta igreja, nos contatou para perguntar se tínhamos algum estudo bíblico para um grande número de homens que desejam crescer na sua nova fé em Cristo Jesus. Em Julho a nossa equipa na Beira conseguiu enviar 600 estudos bíblicos para a Paula e a sua equipa. Desde então, os estudos têm sido usados na prisão. E muito encorajador receber notícias de vidas transformadas em Cristo Jesus através deste trabalho na prisão, e ver videoclipes dos cultos da igreja ali. Também recebemos um clipe de um recluso que terminou o seu testemunho muito comovente citando a carta do ap6stolo Paulo aos Filipenses (capítulo 2:21): “Porque para mim, o viver e Cristo, e o morrer e ganho.” Palavras maravilhosas de um homem que encontrou Cristo na prisão. Esperamos ter mais testemunhos, para compartilhar, de vidas transformadas em Cristo, através deste novo link. Por favor ore pela Paula e por toda a equipa que trabalha fielmente com os reclusos na igreja da prisão de Mabalane em Maputo.
Como em muitas outras partes do mundo, as igrejas em Moçambique agora já reabriram os seus edifícios depois de meses em que os crentes só se podiam reunir em pequenos grupos, em casas, para ler a Bíblia e orar. Com a reabertura das igrejas, mais uma vez nos pediram mais livros para a escola dominical. A nossa equipa da Beira reiniciou a impressão de material para crianças e jovens e estudos bíblicos para adultos. Uma área que usa o nosso material e a vila de Marromeu, próxima do rio Zambeze. Em Marromeu há uma grande açucareira, com grandes plantações de cana de açúcar, a qual da emprego a um número considerável de pessoas de uma área que abrange um grande número de pequenas aldeias. As igrejas aqui têm usado muito intensamente o material da escola dominical por alguns anos e agora estão a reiniciar as atividades depois das restrições. Além de Marromeu, algumas outras áreas do centro do pais também estão a pedir mais livros de atividades para reiniciarem as suas escolas dominicais. Por favor, ore por todas essas escolas dominicais. Ore também pela redistribuição de todo o material de estudo da Bíblia que a nossa equipa esta novamente a imprimir. Esta tem sido uma ajuda para as pessoas encontrarem na Palavra de Deus a paz que todos podemos ter em Cristo Jesus, mesmo quando há muita instabilidade a nossa volta.
Trabalhando com outras missões através do trabalho de tradução e outras notícias…
Como mencionado no início desta carta, durante a pandemia, a obra do Senhor tem continuado. Tem sido encorajador ler emails de missões, em diferentes partes do mundo, que têm feito bom uso da Internet durante o confinamento para chegarem a muitos grupos de pessoas com quem estão a trabalhar. Um resultado disso é que ambos nos encontramos mais ocupados do que nunca a fazer o trabalho de tradução, para vários colegas de missões parceiras que estão a trabalhar em Moçambique e outros países Africanos de língua portuguesa. Muitas dessas missões tem colocado mais do seu material online, para permitir que mais pessoas e igrejas possam ter acesso a todo o material disponível. Isto já acontecia antes da pandemia, mas sem dúvida tem aumentado muito. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que há muitos grupos de pessoas com acesso limitado, ou nenhum, à internet. Por isso a impressão de material continua a ser muito importante, incluindo material para crianças. No entanto, sem dúvida, o uso da Internet está a acelerar a obra do Senhor a medida que nos aproximamos do dia em que Jesus voltará.
Assim, durante os últimos meses, tem sido encorajador traduzir para Harvesters (plantação de igrejas), African Pastors Fellowship, Manna Publications (comentários bíblicos,) Global Recordings Network (gravações das Escrituras), Chosen Children, Bible Extension Education, Mission Educate, Beacon Light —para citar algumas das missões com as quais trabalhamos e que estão a avançar com programas online, ou através da palavra impressa. E muito encorajador estar a ajudar todas essas missões enquanto traduzimos o seu material. Agradecemos a Deus por fazermos parte de tudo o que Ele está a fazer no mundo neste momento.
Na nossa carta anterior, escrevemos sobre os planos para introduzir os Clubes da Paz nas escolas e a iniciativa Projeto – Hugs que a Rute e o Jónatas Santos estão a iníciar. Esses dois projetos atualmente foram adiados, mas seguirão em frente assim que as condições permitirem. Também estamos a planear enviar mais material para Moçambique, incluindo livros para bibliotecas das escolas e material da União Bíblica. Por favor, ore pela continuação do planeamento de todo este trabalho.
Coronavírus e o conflito em Moçmbique…
Enquanto preparamos esta carta as estatísticas oficiais mostram pouco mais de 10,000 casos confirmados de covid-19 em Moçambique, com mais de 70 mortes e 7.550 recuperados. Continuamos a orar por todo o continente Africano, juntamente com muitas outras partes do mundo, incluindo aqui em Portugal.
Uma situação muito grave em Moçambique tem sido o conflito na província de Cabo Delgado, no norte (assinalado no mapa), onde um grupo muito violento, alegando ter ligações com o Estado Islâmico, tem lançado o terror contra a população local. Muitas pessoas daquela província se mudaram para a segurança da cidade de Pemba. Por favor, lembre-se desta situação nas suas orações.
Ofertas para o trabalho do Projeto Moçambique – Plus; incluindo para a produção de folhetos de evangelização e estudos bíblicos para as igrejas, e também os livros de atividade para as suas escolas dominicais, podem ser enviados para a nossa conta…
NIB: 0010 0000 5561 3480 0019 5
Para nos contactar…
O nosso endereço em Portugal: Rua 5 de outubro, 41, Vale da Pinta, 2070-566 Cartaxo.
Telefones: 243789715 / 961942307 / 912357198
E-mail: projectomoz@gmail.com
Website: www.projectmozambique.com