Noticias da Maria do Carmo na Beira.

Março 19, 2020 0 Por bakas37

Queridos irmãos.
Como o tempo passou depressa! Parece que acabei de chegar e já estou quase de partida.

Depois do choque inicial de uma temperatura de 40º, levou algum tempo para me habituar ao calor de Moçambique, especialmente nesta que é a altura mais quente do ano. Durante o mês de Janeiro choveu muito nos distritos, provocando muitas inundações. Isso levou as pessoas a fugirem das suas casas e a ficarem perto da estrada, onde era mais alto. Também as culturas ficaram destruídas e por isso há pouca esperança de que haja alimentos suficientes para as pessoas destas zonas. Mesmo assim, o povo pega no pouco que ficou e começa de novo; agora pedem sementes para que possam voltar a cultivar os seus campos.

Na cidade da Beira, depois de ter chovido um pouco a temperatura desceu para 29o o que é realmente agradável. Por aqui, ainda se vê as marcas deixadas pelo ciclone, há quase um ano atrás. A maioria das escolas começou o ano letivo sem telhado ou carteiras, mas começaram o ano em força!
Graças a Deus…

Recebi uma mensagem do Joaquim que dizia “Está a chover na minha zona, graças a Deus temos telhado!” Tal como o Joaquim, as pessoas que tiveram as suas casas reconstruídas com o vosso apoio, estão muito gratas e fortes na sua fé, dando graças a Deus por cada pessoa que tornou possível voltarem a ter uma casa segura para viverem. Que o Senhor vos abençoe ricamente.

Clubes da Paz…
Começaram na Zâmbia em 2006 por um graduado da Fundação Ecuménica de Mindolo, com o objetivo de envolver os professores, os pais e os alunos das escolas a terem um papel na promoção da paz nas suas respetivas escolas e comunidades. Isto aconteceu devido ao número crescente de conflitos nas escolas, e na esperança de que esta atividade viesse a capacitar estes grupos ou clubes, para não somente abordarem os conflitos já existentes, mas também para evitar conflitos futuros.

Este ano tivemos a primeira reunião de lançamento dos Clubes da Paz em Moçambique. Vamos trabalhar em con− junto com um grupo com ligação ao Comité Central Menonita, e vamos iniciar o treinamento dos líderes dos clubes em Maio. Vamos começar com uma escola e depois iremos introduzir em outras escolas. Existe muito interesse neste tipo de atividade, que será combinada com o ensino de moral e cívica que já temos feito durante alguns anos.

Ministério Liberdade em Cristo
Em Setembro de 2019 tivemos a alegria de receber os nossos irmãos de Portugal, Samuel Santos e Helcio da Silva. Eles vieram apresentar o Curso de Discipulado do Ministério Liberdade em Cristo. Desde então, recebemos a noticia de que o curso foi introduzido em várias igrejas. O Inácio, que trabalha conosco, ficou responsável para promover o Curso, e começou na igreja onde ele era pastor. Agora, o Inácio foi transferido para outra igreja e vai introduzir o Curso lá.

Conhecemos o pastor Camanguira há muitos anos, e ele sempre nos cativou com o seu grande entusiasmo para servir ao Senhor. Depois do seminário com o Samuel e o Helcio, o pastor Camanguira introduziu o curso na sua igreja, mesmo sem ter os livros para distribuir pelos participantes. Agora que vamos ter os livros imprimidos no nosso projeto, ele disse-me que vai rever o curso com aqueles que já fizeram e depois vai introduzir em outras congregações. O pastor Camanguira também sempre teve um coração para o ministério com crianças, e hoje chegou para levar uma quantidade de material para as diversas escolas dominicais do seu grupo de igrejas.

Imprimir …
A nossa impressora tem trabalho sem parar… graças a Deus pelo ar condicionado que está a funcionar bem, o que é uma grande ajuda para este trabalho.
Do calor da Beira, envio um caloroso abraço a todos, agradecida por todo o vosso apoio e orações.

Até breve,
M. do Carmo
03-03-20