Calcula-se que cerca de 54% da população de Moçambique tem menos de 20 anos. Portanto, o trabalho com crianças e jovens é muito importante, para os ajudar a crescer na Palavra de Deus - tal como é em qualquer outra cultura.

 

Project Mozambique - Plus tem preparado e distribuído livros de atividades para crianças durante um período de mais de 20 anos. Esta área do trabalho tem crescido consideravelmente e tem ajudado muitas crianças a aprenderem mais da Bíblia. Atualmente existem muitas igrejas a usarem o nosso material com as crianças nas suas escolas dominicais, sendo um grande número em zonas rurais. Igualmente, há algumas escolas do estado que usam o material adaptado para o ensino de moral e cívica.

 

O nosso alvo com os livros de actividades para as escolas dominicais, é de ensinar às crianças diferentes tópicos da Bíblia. Os livros de actividade são simples e criativos. Os professores recebem os manuais correspondentes às lições. Os manuais também contêm sugestões para actividades extras, tais como jogos, cânticos e dramas, para apoiar aquilo que é ensinado.

Cursos são organizados para o treinamento dos professores das escolas dominicais e instrução no uso do material. Ao longo dos anos temos visto que os livros de actividade proporcionam às crianças uma oportunidade de aprenderem as capacidades básicas de leitura e escrita. Isto é sempre uma grande ajuda em qualquer país em desenvolvimento.

 

Devido aos bons resultados obtidos com o trabalho nas escolas dominicais, o Projeto Moçambique – Plus recebeu um pedido para o material ser usado nas escolas do estado no ensino da disciplina de Moral e Cívica. Desta forma, tem sido preparado material especialmente para o ensino desta disciplina. Todo o material é baseado nos ensinos da Bíblia, tais como as parábolas de Jesus. As lições são acompanhadas com folhas de atividade para os alunos.

 

Nota para os que estão envolvidos no ministério com crianças em outras partes de Moçambique ou noutros países de língua portuguesa, incluindo Portugal:

O material produzido por Project Mozambique - Plus está disponível para vosso uso se assim o desejarem. Por favor contacte-nos para mais informações. Também gostaríamos de ouvir de outros, que trabalham em ministérios para crianças em país de língua portuguesa, para que possamos trocar ideias, experiências e material. Portanto estejam à vontade para entrarem em contacto connosco através de:  projectomoz@gmail.com

 

Também temos material para crianças em inglês. Por favor contacte-nos para mais informações.

Calcula-se que em Moçambique existem mais de 8 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever, enquanto a nível mundial é estimado que 758 milhões de pessoas não sabem ler, escrever ou fazer simples aritmética. Isso mostra a importância de se gravar as Escrituras para que mais pessoas tenham acesso à Palavra de Deus.

Esta área do trabalho envolve a gravação de partes da Bíblia em línguas locais para as pessoas que não sabem ler ou escrever. Depois, essas gravações são distribuídas para as igrejas rurais com MP3s que funcionam com painéis solares. Este trabalho é feito em colaboração com «Good News Media» da África do Sul, que nos fornece os materiais.

 

A língua principal com a qual trabalhamos é Sena a qual se fala no centro de Moçambique. Na foto vê-se dois MP3, uma com o pastor com a camisa encarnada, e a outra na mesa. Uma coisa boa com esses MP3s é que podem ser carregados com mais gravações a partir de um computador portátil. Na mesa vê-se um MP3 ligado com o portátil. As gravações são distribuídas nas igrejas locais pelo Inácio, um membro da equipa do Projeto Moçambique – Plus na Beira.

Além dos MP3s também distribuímos livros ilustrados baseados no que as pessoas estão a ouvir nas gravações; assim é providenciado um áudio/visual simples, mas muito eficaz. O seu grande valor é notado nas igrejas rurais onde existe um grande número de adultos que não sabem ler. Também é uma ferramenta eficaz para evangelização e para o ensino da Bíblia para todas as idades. Repare no gravador que o Inácio tem nas mãos. Esse funcionava com uma manivela manual e foram usados antes da chegada de tecnologia mais avançada na forma dos MP3s.

 

Nas zonas rurais este trabalho é muito importante porque a Palavra de Deus inspira esperança nas pessoas, e a esperança capacita as pessoas para enfrentarem os muitos desafios que têm que lidar. Além disso, a Palavra de Deus, quando é ouvida inspira fé. Tal como o apóstolo Paulo escreveu: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Romanos 10:17)

Em países como Moçambique, em muitas igrejas, uma das necessidades principais, é de ensinar e equipar os líderes e as suas congregações para que tenham um melhor conhecimento e compreensão da Palavra de Deus – A Bíblia. Isto é feito de várias maneiras, tais como a provisão de Bíblias, seminários e literatura cristã.

Project Mozambique - Plus, prepara e distribui estudos bíblicos, mas também usamos outro material, preparado por outras missões em África e em Portugal. O nosso alvo é ajudar a equipar os líderes das igrejas e as suas congregações, para que as igrejas locais possam fazer uma diferença positiva nas suas comunidades ao lhes apresentarem o amor, luz e cuidado de Cristo, o qual é para todas as pessoas.

 

Cursos de estudos bíblicos – Durante alguns anos, em Moçambique, temos preparado cursos bíblicos que podem ser usados pelas igrejas rurais. Estes cursos são simples e podem ser dirigidos pelas próprias igrejas. São administrados e distribuídos pelo Inácio, um membro da nossa equipa na Beira. A foto em baixo mostra o Inácio no caminho para algumas igrejas rurais. Sempre ficamos encorajados pelo fruto resultante do seu trabalho.

 

Algum do material que usamos é preparado e imprimido pela nossa equipa na Beira, de onde também é distribuído – Apresentamos a nossa equipa na Beira:

Fila atrás (da esquerda para a direita) – Pastor Manuel, Inácio (sentado) e Joaquim. Fila à frente – Maria e Pastor Cazança

Desde há alguns anos temos providenciado um serviço de tradução e correção de textos. Isto tem demonstrado ser uma ajuda para missões que trabalham em países de língua portuguesa em África.

 

Se a sua missão ou organização tem material para ser traduzido de inglês para português, sinta-se à vontade para entrar em contacto connosco através do nosso endereço de email:  projectomoz@gmail.com

Os livros de actividade são preparados principalmente na língua portuguesa, mas agora estão disponíveis também em inglês. O material é simples para usar, e imprimidos a um preço baixo. Se você deseja ter acesso a este material para as escolas dominicais onde está a trabalhar, entre em contacto connosco.

 

Também temos material para o ensino de moral e cívica nas escolas, e estudos bíblicos para os líderes das igrejas e as suas congregações. Mais uma vez, se você gostaria de usar este material, pode entrar em contacto connosco. O nosso endereço é:  projectomoz@gmail.com

2017 © PROJECT MOZAMBIQUE PLUS